quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Cupcake de Banana com Farofa Crocante de Nozes

Apaixonada por Cupcakes...
Olá Amiguinhos(as),
Eu estou apaixonada por esses bolinhos LINDOS chamados "Cupcakes"... Esses bolinhos são super leves, fofinhos, úmidos e DELICIOSOS!!! 
Eu fiquei em dúvida sobre qual é a diferença entre "Cupcakes" e "Muffins" e fui atrás da resposta. Pelo que pesquisei na internet é o seguinte:
Os "Cupcakes" e os "Muffins" são bolinhos individuais. A diferença entre os dois está na massa. A massa dos "Cupcakes" é de bolo tradicional, porém bem mais leve e úmido. E a massa dos "Muffins" costuma ser bem mais pesada e densa.
Depois que eu descobri a diferença entre os dois, descobri também que eu AMO MUITO TUDO ISSO!!!

Cupcakes de Banana com Farofa Crocante de Nozes (receita adaptada daqui)
Ingredientes da Farofa Doce:
20 gramas de farinha de trigo
20 gramas de açúcar 
20 gramas de manteiga sem sal fria
30 gramas de nozes bem picadas
1 colher (café) de canela em pó

Ingredientes da Massa:
120 gramas de farinha de trigo 
1 colher (chá) de fermento em pó
uma pitada de sal
1 colher (café) de bicarbonato de sódio
1 ovo
70 gramas de manteiga sem sal derretida 
120 gramas de açúcar 
160 gramas de iogurte natural
2 bananas nanicas bem amassadas

Modo de Preparar:
Primeiro colocar as forminhas de papel no tabuleiro.
Preparar a farofa misturando todos os ingredientes com as mãos até que estejam uniformemente integrados.
Aquecer o forno a 200 graus célsius.
Preparar a massa. Em uma tigela peneirar a farinha de trigo, o fermento, o sal e o bicarbonato. Reservar.
Em outra tigela, misturar o ovo com a manteiga derretida e bater com um batedor manual.
Acrescentar o açúcar e bater bem. Juntar e o iogurte e as bananas amassadas.
Acrescentar, aos poucos, os ingredientes secos reservados e misturar bem.
Encher 3/4 das forminhas com a massa e complementar com a farofa doce.
Levar ao forno por aproximadamente 20 minutos ou até que a massa esteja assada. Retirar do tabuleiro e deixar esfriar. Servir.
FOFINHOS E DELICIOSOS!!!

24 comentários:

  1. Danni,
    Esses cupcakes ficaram com um aspeto delicioso... Essa crostinha por cima esta de chorar e comer por mais : )

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Ai Irene
    Tambem sou apaixonada por cupcakes e pelos muffins tbm!
    Aqui em casa minha filha devora, e ela gosta daqueles com muita cobertura rsss
    Eu ja prefiro assim mais leve, sem buttercream
    Beijos
    Paty

    ResponderExcluir
  3. Eu também adoro cupcakes e gostei muito dessa receita com a farofa crocante!
    Bjos
    Léia

    ResponderExcluir
  4. Oi minha quelida obrigada pelas visitas!

    Hum que delicia minha filha faz de banana e eu adoro!
    Vou anotar a receita maravilhosa
    Boa quinta
    Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  5. Eu também minha querida amiga, eu também!!

    Que maravilha esses muffins, bem do jeito que eu gosto, vou levando a receita viu?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. cupcakes de banana e com farofa eu queroo,que lindo que ficou Irene beijos

    ResponderExcluir
  7. Irene minha amiga! eu adoro os dois também!!!
    Ficaram lindos e com essa crostinha em cima ,hummm arrasou!
    Vou levar a receitinha tá bom???
    Boa Noite querida.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Queridos(as) Amigos(as),
    Fico muito feliz com a visita carinhosa de vocês. É muito gratificante a troca de experiências com os amigos da blogosfera. Tenho aprendido muito.
    Sejam sempre muito bem-vindos no meu cantinho.
    Boa noite, Irene

    ResponderExcluir
  9. Olá!!! E mais uma receita inédita para mim...e nem vou falar das delícias de batatas do post anterior que já fiz para meus filhos que adoram!
    Cupcake de banana é novidade e vou fazer claro...super saudável!
    Parabéns pelas receitas inovadoras, pois sempre que venho te visitar já fico esperando coisa diferente!
    Bjs, bons pensamentos e boas energias neste restinho de semana!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  10. Irene, querida,

    Que delícia de bolinho! Eu já publiquei uma receita de muffins de banana com farofinha, mas este cupcake tá piscando para mim, vou levar a receita, rsrs.

    Beijoca e boa noite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida,
      Nossa!!! Eu vou olhar no seu cantinho maravilhoso...
      Obrigada pela dica...
      Grande beijo, IRene

      Excluir
  11. Gostei de saber a diferença entre Muffins e Cupcakes.
    Este seu ficou com belo aspecto, deve ter ficado delicioso.
    Bjs e Boa Noite

    ResponderExcluir
  12. Adoro receitas com banana! e esta parece-me muito boa. :)

    ResponderExcluir
  13. Adoro receitas com banana!! e esta parece-me muito boa :)

    ResponderExcluir
  14. Ficaram perfeitos amiga e lindos so de olhar para eles me deu vontade de pegar o avião e ir ter com você, ainda resta um??????

    Hoje à noite vou realizar um pratinhoseu!

    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Beth,
      Me avisa quando você vem que eu faço questão de fazer um montão de cupcakes (risos)...
      Fico lisonjeada de você ter gostado de alguma receita no meu cantinho para experimentar... Espero que dê tudo certo e que goste de verdade...
      Grande beijo, Irene

      Excluir
  15. Também adoro esse bolinhos, comeria alguns desses que você preparou agorinha mesmo.
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Que cupcakes deliciosos!!!
    Ficaram mesmo lindos e deliciosos :)

    Bjokas

    ResponderExcluir
  17. Ta ai mais uma que aprendi Irene. Eu não sabia que existia essa diferença entre os muffins e cupcakes, pra mim eram tudo a mesma coisa heheh. Viu? Aqui aprendemos muito, e menina!!Que lindos ficaram seus cupcakes, de banana já é tudo de bom, com essa farofa crocante de nozes, arrasou miga. Bjocas. ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  18. OLÁ MINHA AMIGA!
    QUE BOLINHOS CUTE CUTE, NÃO TEM COMO RESISTIR A ESTES BOLINHOS, SÃO REALENTE DELICIOSOS E LINDOS!
    AMEI AS FORMINHAS SÃO SUPER CHARMOSAS!

    BEIJINHOS BOM FINAL DE SEMANA!

    ResponderExcluir
  19. hummmm que maravilha ficarao muito fofinhos adorei bjs e obrigada pela vezita

    ResponderExcluir
  20. Eu também adoro qualquer um! Mas confesso que gosto mais de muffins, principalmente quando eles são ENORMES e de mirtilo! :D Esses cupcakes parecem uma preciosidade, ficaram muito bonitos e essa farofa por cima deve ser deliciosa.

    ResponderExcluir

Sua visita é muito importante para mim!!!
Ficarei muito feliz se você deixar o seu comentário...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...