segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Peixe Cremoso ao Forno

Almoço de domingo...
Queridos(as) Amigos(as),
Eu adoro os dias de domingo... É o único dia da semana que eu posso fazer uma refeição com capricho e sem pressa, e posso reunir a família... Eu fiz para o almoço de domingo (ontem) uma pescada branca cremosa com batatas no forno. Hummm!!! Ficou muito BOM!!! Eu servi com um risoto de alho poró com açafrão que será a receita do próximo post.
Uma ótima semana para todos!!!

Peixe Cremoso ao Forno (a minha moda)
Ingredientes:
500 gramas de filé de pescada branca (ou filé de linguado)
1/2 colher (sobremesa) de sal
pimenta do reino a gosto
1 dente de alho picado (eu usei alho desidratado)
salsa picada a gosto
um pouco de vinho branco
2 colheres (sopa) de azeite
3 batatas grandes
2 tomates em fatias (ou 1/2 xícara de chá de poupa de tomate)
1/2 copo de requeijão cremoso
50 gramas de queijo parmesão ralado

Molho Branco:
250 ml de leite
1 colher (sopa) cheia de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de azeite
1/2 cebola picada
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparar:
Temperar o peixe com sal, pimenta do reino, alho, salsa, azeite e vinho branco. Deixar marinar um pouco. Reservar.
Descascar as batatas, lavar, cortar em rodelas e cozinhar na água com sal. Reservar.
Preparar o molho branco: tostar a farinha de trigo e misturar o leite devagar para não empelotar. Refogar a cebola no azeite e colocar a mistura de leite e farinha de trigo. Temperar com sal e pimenta do reino e cozinhar até ficar um mingau consistente. Reservar.
Pegar um refratário pequeno, colocar um pouco de azeite e colocar em camadas: metade dos filés de peixe, as batatas cozidas, o tomate fatiado ou a polpa de tomate, o requeijão, a outra metade do peixe, o molho branco e polvilhar o queijo parmesão ralado.
Levar ao forno pre-aquecido por aproximadamente 30 minutos ou até dourar na parte de cima. Servir imediatamente.
Rendimento: 4 porções.
HUMMM!!! DELICIOSO!!!

21 comentários:

  1. Irene, cada vez que venho ao seu cantinho saio com água na boca. Esse peixe ficou fantástico, adorei esse prato, ficou lindo e douradinho e sem duvida nenhuma delicioso. Bjos ótima semana minha querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Josy,
      Muito obrigada pelo seu carinho de sempre...
      Grande beijo e ótima semana para você também,
      IRene

      Excluir
  2. Desculpe a minha ignorância culinária hehe, mas o filé que você compra vem com espinhos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mari querida,
      Fiquei hiper feliz com a sua visita no meu bloguinho... Estou morrendo de saudades...
      Ignorância nenhuma... É importante a sua pergunta...
      Os filés são totalmente sem espinhas... Você pode pedir para o peixeiro tirar a pele e as espinhas, e cortar em filés.
      Grande beijo, Irene

      Excluir
  3. Hoje vou ser a primeira a comentar e degustar...he he!
    Gente...vinho branco pra temperar o peixe...sabia que tinha um bom segredo!
    Adorei e vou fazer assim...vinho e temperos não faltam aqui em casa!
    O gratinado em cima ficou ótimo!
    Beijos e boas energias na semana!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida CamomilaRosa,
      Eu adoro colocar vinho no peixe para tirar um pouco do cheiro e o gosto fica muito bom...
      Grande beijo, Irene

      Excluir
  4. Olá Danni

    Apesar do atraso, Kinho e Eu, agradecemos seu carinho lá no blog, obrigada.

    BJ000000000................
    www.amigadamoda1.com

    ResponderExcluir
  5. Irene, querida,

    Eu sempre percebo o carinho que você coloca nos seus pratos, que ficam super convidativos. Este mesmo me deu água na boca, rsrs.

    Beijoca, obrigada pelas visitas e comentários gentis lá no bloguito, eu também já sou sua fã, rsrs.

    ResponderExcluir
  6. Maravilhoso pratinho de peixe amiga ficou 5* parabens, levo comigo esta delicia, obrigado pela partilha adorei!

    beijinhos grandes

    ResponderExcluir
  7. Bom dia amiga .. que domingo bom eim, esta com a cara muito boa... nossa eu amo peixe...Bjo da chris

    ResponderExcluir
  8. ai que receita boa,eu adoro peixe e ainda vai ao forno muito bom,vou esperar a receita do arroz beijos

    ResponderExcluir
  9. HUMMMMM...MINHA AMIGA, ESTE PEIXE ALÉM DE CREMOSO É DE DÁ ÁGUA NA BOCA, ESSA É MAIS UMA RECEITA QUE VOU LAVAR PARA O MEU CANTINHO, BOA DEMAIS! AI QUE DELÍCIA....!
    AMO O DOMINGO TBM PARA FAZER UMA RECEITA ESPECIAL P/ A MINHA FAMÍLIA.

    BEIJINHOS, FICA COM DEUS!
    ANDRÉA..♥

    ResponderExcluir
  10. Acabei de conhecer seu blog e estou babando nessas delicias, esse peixe deve ter ficado divino!
    Bjs
    Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paty,
      Fiquei muito feliz com a sua visita. Obrigada!!!
      Eu gostei muito do resultado desse peixe... Ele ficou bem cremoso e leve...
      Um grande beijo e prazer em conhecê-la,
      Irene

      Excluir
  11. Hummmm que almoço maravilhoso amiga!
    Peixinho bom demais! Amei!
    ótima tarde querida.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Que maravilha de refeição, adorei a receita deste peixe e esse risotto a acompanhar ficou mesmo no ponto, com uma cor e textura maravilhosaaaaaaa...hummmm!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Olá Irene! Conheci seu blog depois de ver que várias amigas blogueiras minhas, falavam super bem sobre as suas receitinhas, e vim conferir...
    Estou adorando tudo!
    Essa receita de peixe, é uma perdição!!
    Bjos

    Cris Miyke
    http://delicinhasecoisinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Irene, que prato delicioso! Gostei demais do aspecto do peixe e da sugestão de servi-lo "a parmigiana". Hmmmmm.... Deu água na boca. Olha, já respondi ao seu e-mail. Muito obrigada pela lembrança! Um beijo! Paula

    ResponderExcluir
  15. Deu-me água na boca ! Parabéns pelo blog ! Como faço para imprimir somente a receita ?

    ResponderExcluir

Sua visita é muito importante para mim!!!
Ficarei muito feliz se você deixar o seu comentário...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...