terça-feira, 24 de abril de 2012

Conserva de Hibiscus Sabdariffa (Umê)

O que é "Hibiscus Sabdariffa"???
"Hibiscus Sabdariffa" é um arbusto também conhecido como "Vinagreira", "Caruru-Azedo" ou "Quiabo-Roxo". Ele é cultivado comercialmente devido as suas propriedades medicinais. É muito apreciado na culinária japonesa para fazer conservas com o cálice (ou sépala) avermelhada da planta. Os japoneses chamam essa conserva de "Umê". Nem todos apreciam essa conserva, pois ela é bem azedinha... Eu ADORO comer "Umê" com qualquer tipo de carnes ou com arroz e feijão... Hummm!!! DELICIOSO!!!
Conserva de Hibiscus Sabdariffa (mais conhecida como Umê)
Ingredientes:
500 gramas de Hibiscus Sabdariffa
1 e 1/2 colher (sopa) rasa de sal

Modo de Preparar:
Lavar muito bem os Hibiscus, cortar uma tampinha na parte superior e retirar a semente. Lavar novamente para extrair algum resíduo que ficou internamente e escorrer. Colocar em uma tigela e misturar o sal.
Apoiar um prato encima do Hibiscus e colocar algum peso por cima para pressioná-lo (eu coloquei uma leiteira cheia de água). Deixar descansando em lugar fresco por 24 horas. Depois desse tempo, colocar o Hibiscus em um vidro com tampa esterilizado e conservar sempre na geladeira.

Sorteio de Comemoração 100 Seguidores...

Amigos(as) não se esqueçam do sorteio de comemoração 100 seguidores do blog. As inscrições encerram-se no dia 28/04/2012. Para se inscrever clique aqui.
Muito Obrigada pela Visita e BOA SORTE!!!

18 comentários:

  1. Oi minha quelida, sempre vindo aqui e aprendendo coisas novas.
    É novidade para mim, adorei
    Ótima quarta
    Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  2. Olá Irene...conheci o Hibiscus agora...
    Que lindo os botões! E realmente deve ser uma delícia!
    E vou anotar a receita da rabada pra fazer para meus pais que adoram!
    Obrigada pelo carinho de sempre...
    Bjs e te desejo uma ótima quarta-feira com coragem e amor!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  3. mt obrigado amiga, não conhecia é sempre mt bom aprender!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Não conheço esse arbusto mas a conserva parece boa e a cor é muito bonita!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. sabe q a minha mae sempre fala de hibiscus mas fala como flor, sera q é a mesma?
    nao conhecia como conserva,achei interessante.
    adoro seu blog pq sempre aprende alguma coisa qndo venho aki.
    beijo
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Irene, adoro... eu já tinha comido os hibiscus assim como na primeira foto, comprados lá na Liberdade. Adoro o azedinho. A conserva eu desconhecia, deve ser tão bom quanto...numa saladinha!
    Beijos mil
    Fabiola

    ResponderExcluir
  7. Irene minha querida, pensei que tinha entrado em blog errado, pensei que tinha entrado em um blog inglês kkkkkk
    Não conhecia e nem sabia que era um arbuso e fazia parte da culinária japonesa. Que bonitinhos são. Mas não dá nem pra imaginar o sabor, e se vc gosta é o que importa, por que parece mesmo saborosas, me lembra pimentinhas hehe. Bjocas

    ResponderExcluir
  8. Irene, querida,

    Já comi um prato à base de vinagreira, será que é o mesmo? Fiquei com a boca cheia de água ao ler sobre como você come este prato, rsrs.

    Beijoca e boa tarde!

    ResponderExcluir
  9. QUERIDA IRENE,
    ESTOU APRENDENDO MUITO COM VC, POIS PRA MIM O HIBISCUS É NOVIDADE, AINDA BEM QUE VC ESTÁ SEMPRE TRAZENDO NOVIDADES E ME ENRIQUECENDO COM ESSAS NOVIDADES, RSRS.

    BEIJINHOS, FICA COM DEUS!
    ANDRÉA ♥

    ResponderExcluir
  10. eu tb nao conheço mas parece ser muito bom e tem uma cor muito bonita bjs

    ResponderExcluir
  11. Que interessante, meu pai sempre platava isso no meu quintal e dava umas arvorezinhas lá , porem ele dizia q era groselha!kkk por isos q nunca dava certo nada com isso!
    obrigada pelo esclarecimeto.

    ResponderExcluir
  12. oi eu queria saber se acho essa conserva pronta em algum lugar.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Tudo bom? Muito obrigada pela sua visita...
      Eu não sei onde você mora... Mas, eu acredito que você possa encontrar nas lojas da Liberdade em São Paulo...
      Bjs, Irene

      Excluir
  13. Aqui onde eu moro só se encontra. a flor do hibisco desidratado, posso fazer esta conserva utilizando elas, Obrigada, amei a receita

    ResponderExcluir
  14. Olá, comprei o umê mas não ficou claro na sua explicação para mim como devo levar à geladeira...Pela foto tem um líquido dentro do vidro, afinal é uma conserva. O que eu colo ? Ou apenas acrescento o sal, como vc falou e levo à geladeira...não entendi.,...poderia me esclarecer ?
    Obrigado pela atenção
    Eduardo
    augusto-Eduardo@uol.com.br

    ResponderExcluir

Sua visita é muito importante para mim!!!
Ficarei muito feliz se você deixar o seu comentário...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...